A Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura (ABRASCI) torna públicos os critérios do Programa de Certificação de Profissionais dirigido aos profissionais que atuaram, atuam ou venham a atuar na atividade profissional da certificação.
Postura ética e posicionamento crítico e conservador diante de novos cenários econômicos deverão ser os diferenciais do profissional nos próximos anos, enquanto governos, empresas e investidores do mundo inteiro se esforçam para gerar desenvolvimento econômico e social.
A constante necessidade de atualização nos mais diferentes conhecimentos bem como a velocidade com que as mudanças e evoluções em cada área ocorre, implica que cada vez menos profissionais consigam manter-se atualizados.
Desde 2001, uma lista cada vez maior de empresas e órgãos governamentais exigem profissionais gabaritados e certificados por agências independentes em diversos âmbitos, esperando assim que se consiga filtrar o joio do trigo.
Tudo isso se fez necessário devido ao avanço da Lei SOX e suas consequências, bem como com a multiplicação de cursos de MBA (Master in Business Administration ou Mestre em Administração de Negócios) em diversos centros universitários e entidades públicas e privadas.
Esses locais formam milhares de profissionais que buscam estar preparados neste competitivo mercado. Entretanto, devido ao pouco controle pelas entidades educacionais do governo, fica cada vez mais difícil escolher a melhor escola que formará os melhores profissionais.
A ABRASCI, de acordo com a sua missão, busca auxiliar empresas e organizações no atendimento de atualizações das competências necessárias à gestão das organizações ou à demanda de atividades técnicas nas áreas de Negócios, Gestão Pública, Educação, Direito e Saúde. Desta forma, a ABRASCI oferece à sociedade o seu sistema de certificações profissionais composto de conteúdos atualizados, livros digitais, vídeo aulas explicativas, estudos de caso e simulados.
Buscando referências internacionais dos processos de certificação, a ABRASCI estabeleceu convênio de cooperação técnica com a Claret Accreditation, dos Estados Unidos da América, conferindo aos seus certificados reconhecimento nacional e internacional.
Uma amostra dos benefícios que o profissional certificado pela ABRASCI possui:
a) Tem o reconhecimento de um organismo internacional independente de certificação profissional, a Claret Accreditation. O profissional certificado pela ABRASCI torna-se um Profissional Global.
b) Tem a identificação de sua qualificação e credenciais em seus cartões de visita, currículo e locais onde for apropriado, bem como seu nome listado no banco centralde talentos da ABRASCI.
c) É o prêmio por sua experiência profissional e atualização técnica e educacional, baseada em regras internacionais.
d) Protege sua empregabilidade, aumentando sua estabilidade no emprego, através do reconhecimento profissional a partir de uma organização internacional independente, neutra e reconhecida por autoridades mundiais e mantida por um Corpo de Executivos de Renome Internacionais (International Board of Standards), com alta demanda pelo mercado.
e) Promove suas competências de Especialização Avançada em seu currículo e credenciais.
f) Suas Certificações irão ajudar seu currículo a ser encontrado no mundo digital através da ferramente ABRASCI “Search”.
Prof. George Mentz, que é CEO da ABRASCI ®, que possui licença como procurador dos EUA, declarou:
“As Certificações ABRASCI e da Claret Accreditation, apoiadas por programas com dupla credenciais, juntamente com seus exames, é a confirmação e validação do seu árduo trabalho e experiência, conta ao mundo que a sua credencial reuniu os mais elevados padrões de acreditação global para a educação profissional em âmbito empresarial, governamental e independente.” Hiram de Melo Gonçalves (Presidente do Conselho de Certificações da ABRASCI).
Há dois status de profissionais cadastrados na ABRASCI: Good standing (ativo); e, Expired (expirado ou inativo). As condições de manutenção da certificação ABRASCI estão descritas a seguir.
Após o término do curso Executivo Preparatório para a Certificação ABRASCI, o candidato solicita a marcação do exame para a Certificação, composto de 40 questões, no prório portal do curso por meio de link específico.
No horário marcado do exame, o candidato receberá um link para acessar o exame on-line. O tempo para o exame é de 60 minutos.
Após o exame, o candidato receberá do sistema o grau final e o correspondente conceito de aprovação ou reprovação. O grau mínimo para a aprovação é de 7,0 (sete). O próprio sistema já disponibilizará ao candidato o Certificado de Aprovação no caso de aprovação.
Caso o candidato não atinja o grau mínimo para a aprovação no exame, deverá pagar uma taxa extra de R$ 690,00 (seiscentos e noventa reais) e marcar um novo exame no prazo de dois meses.
Após a certificação ABRASCI, o profissional deverá manter-se atualizado e exercer educação continuada como requisito de manutenção da certificação alcançada.
A ABRASCI disponibiliza uma plataforma educacional com um conjunto de cursos visando a atualização do profissional. No primeiro ano de certificação, o profissional terá acesso à plataforma de cursos, gratuitamente. No segundo ano em diante, o profissional certificado contará com um desconto de 50% (cinquenta por cento) na contratação de acesso à plataforma de cursos.
Como condição para a manutenção da certificação ABRASCI, o profissional deverá escolher um curso existente na plataforma e solicitar a avaliação final. A avaliação do curso ocorrerá nos mesmos moldes da avaliação da certificação e contará com um prazo de 60 minutos de duração para 20 questões, com o grau mínimo de aprovação de 6,0 (seis).
Caso o profissional não mantenha ativa a sua certificação anual, poderá solicitar a reativação de sua certificação solicitando uma nova prova de certificação dos conteúdos abrangidos e pagar uma taxa de avaliação que corresponderá a 50% (cinquenta por cento) do valor em vigor da certificação inicial.
A ABRASCI reconhece a responsabilidade dos profissionais em promover altos padrões éticos em nossa profissão, portanto adota o seguinte CÓDIGO DE ÉTICA e NORMAS PROFISSIONAIS para fornecer orientação na obtenção de altos princípios de relações de verdade, justiça, zelo e boa fé.
1. Cumprir as leis vigentes no Brasil. Manter altos padrões de conduta ao procurar emprego, prestar serviços e negociar transações, a fim de criar um alto padrão ético para o público.
2. Exercer zelo e profissionalismo em todas as nossas relações com a mídia, clientes, consumidores e clientes.
3. Continuar a construir o corpo de conhecimento em nossa comunidade profissional por meio de estudo, colaboração e educação continuada.
4. Trabalhar com faculdades, universidades e grupos acadêmicos na melhoria de padrões e na educação prática de indivíduos.
5. Expandir a confiança global e a confiança do público e de nossos empregadores usando diligência, honestidade, cooperação e confidencialidade.
6. Observar as marcas registradas de designação, marcas de serviço, direitos de propriedade intelectual da ABRASCI.
7. Proteger e respeitar a propriedade intelectual da ABRASCI e relatar qualquer uso indevido da propriedade.
8. Promover a harmonia e a comunicação entre as nações do mundo.
9. Reduzir o desperdício, melhorar a eficiência e proteger o meio ambiente através do uso eficaz dos recursos naturais.