R$ 2950,00 em até 12x sem juros
A certificação CGE está desenhada para oferecer aos profissionais partícipes conhecimento e avaliação certificada das competências relativas à gestão educacional e tomada de decisões estratégicas. Os conteúdos que são pauta da certificação visam atestar a habilidade dos gestores no entendimento das bases teóricas e práticas relativas à administração de instituições de ensino. Além disso, a certificação busca desenvolver habilidades estratégicas que contribuam para o aumento do desempenho escolar e o alcance dos objetivos educacionais, promovendo um ambiente de aprendizado eficaz e inovador.
R$ 2950,00 em até 12x sem juros
Você faz seu curso online em qualquer horário e em qualquer lugar.
Você tem acesso ao relatório de aproveitamento dos cursos contratados e pode acompanhar o seu rendimento direto no painel de controle.
180h + Avaliação de certificação
Diretores e Coordenadores Educacionais: Profissionais que ocupam cargos de liderança em escolas e instituições de ensino, responsáveis por tomar decisões estratégicas, gerenciar equipes pedagógicas e garantir a qualidade do ensino.
Administradores e Gestores de Instituições Educacionais: Profissionais envolvidos na administração diária de escolas, incluindo a gestão de recursos financeiros, humanos e materiais, que buscam aprimorar suas competências gerenciais e operacionais.
Educadores e Professores com Aspirações de Liderança: Professores e educadores que desejam assumir posições de liderança dentro das suas instituições, buscando desenvolver uma compreensão aprofundada das práticas e políticas de gestão escolar para promover melhorias significativas no ambiente educacional.
Desenvolver Competências Gerenciais: Capacitar os participantes com habilidades avançadas em gestão educacional, abrangendo aspectos como planejamento estratégico, gestão de recursos, liderança e desenvolvimento de equipes, e administração financeira no contexto escolar.
Promover a Excelência Educacional: Equipar os gestores com conhecimentos e estratégias que visam melhorar a qualidade do ensino e o desempenho acadêmico dos alunos, criando um ambiente escolar que favoreça o aprendizado e a inovação.
Fortalecer a Capacidade de Tomada de Decisões Estratégicas: Proporcionar aos gestores escolares as ferramentas e metodologias necessárias para tomar decisões informadas e estratégicas que atendam às necessidades específicas da sua instituição e comunidade educacional.
Incentivar a Implementação de Políticas Educacionais Eficazes: Ensinar aos profissionais como desenvolver, implementar e avaliar políticas e práticas educacionais que sejam eficazes, equitativas e alinhadas com os objetivos institucionais e normativos do setor educacional.
Fomentar a Gestão Eficiente de Recursos: Capacitar os gestores escolares a utilizar de forma eficiente e sustentável os recursos financeiros, humanos e materiais disponíveis, garantindo que cada um deles contribua de maneira significativa para o sucesso e a sustentabilidade da instituição educacional.
Desenvolver Habilidades de Comunicação e Relacionamento: Melhorar as competências de comunicação e relacionamento interpessoal dos gestores, essenciais para liderar equipes, engajar a comunidade escolar e colaborar com diversos stakeholders internos e externos.
Gestão Escolar | |
Disciplinas | Carga Horária |
Avaliação da Educação e da Aprendizagem | 45h |
Gestão Educacional | 45h |
Gestão de Recursos da Escola | 45h |
Princípios e Concepções de Gestão Escolar | 45h |
Avaliação da Educação e da Aprendizagem
Conceito, ética e política da avaliação de aprendizagem escolar. Necessidade de avaliação. Modelos e paradigmas sobre a avaliação. LDB (Lei n. 9.394/1996), Plano Nacional de Educação e outras políticas acerca da avaliação. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Avaliação como elemento do processo institucional. Projeto pedagógico e sua relação com a avaliação. Avaliação docente. Avaliação do currículo escolar. Planejamento, acompanhamento, construção do conhecimento e avaliação. Modelos e funções da avaliação da aprendizagem. Critérios e instrumentos de avaliação. Observação, autoavaliação, pareceres, relatórios, fichas avaliativas, portfólios e outras metodologias avaliativas. Diferenças entre critérios e instrumentos de avaliação. Formas de registro e devolutivas às famílias. Avaliação como momento de aprendizagem, desconstruindo a ideia da avaliação como um fim em si mesma.
Gestão Educacional
A administração e gestão da escola: concepções e escolas teóricas. A gestão da educação em diferentes espaços educativos e da escola. Atuação do gestor educacional no contexto atual nos sistemas de ensino. Democratização da gestão escolar: mecanismos de participação e autonomia da unidade escolar. Gestão estratégica na educação e qualidade. As políticas e a construção do trabalho coletivo na escola. O processo de tomada de decisões e o papel dos trabalhadores da educação nas unidades educacionais e na gestão escolar.
Gestão de Recursos da Escola
Organização da escola pública e privada. Estrutura física e pedagógica. Gestão do espaço físico e do patrimônio da escola. Estrutura administrativa e financeira. Gestão financeira da escola privada. Gerenciamento da aplicação de recursos públicos federais e estaduais. Financiamento da educação pública. Recursos do Fundeb. Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Transparência na aplicação dos recursos financeiros. Critérios para aplicação de recursos públicos. Prestação de contas. Desperdício de recursos na escola. Falta de controle e organização de estoque. Parceria com o Conselho Escolar. Visão estratégica da administração dos recursos humanos. Engajamento dos colaboradores com os resultados da instituição.
Princípios e Concepções de Gestão Escolar
Estudo e discussão dos fundamentos da gestão escolar: conceitos, aspectos teóricos e históricos. Formas de gestão escolar. Processos e instrumentos de gestão. Administração e legislação. Organização administrativa e financeira da escola. A formação do gestor educacional. Perfil do gestor escolar. Papéis do gestor escolar: direção, coordenação e supervisão pedagógica. Organização e gestão da escola na perspectiva democrática. Gestão e cultura organizacional. Qualidade na gestão da escola. Construção do projeto político pedagógico. Avaliação institucional (interna e externa) como ferramenta para tomada de decisões. O futuro da administração escolar