R$ 2950,00 em até 12x sem juros
O curso de Ensino da Língua Portuguesa é projetado para capacitar professores com um conhecimento sólido e abrangente dos fundamentos da linguística, metodologias de ensino, e práticas de leitura literária. Com disciplinas que abrangem desde a didática até a Língua Brasileira de Sinais (Libras), o curso oferece uma formação completa que prepara os educadores para ensinar a língua portuguesa de maneira eficaz e inclusiva, promovendo o letramento e a formação de leitores críticos e proficientes.
R$ 2950,00 em até 12x sem juros
Você faz seu curso online em qualquer horário e em qualquer lugar.
Você tem acesso ao relatório de aproveitamento dos cursos contratados e pode acompanhar o seu rendimento direto no painel de controle.
270 + Avaliação de certificação
O curso é destinado a:
O objetivo do curso é formar educadores aptos a ensinar a língua portuguesa com competência e criatividade, utilizando métodos pedagógicos atualizados e adaptados às necessidades dos alunos. Especificamente, o curso pretende:
Ensino da Língua Portuguesa | |
Disciplinas | Carga Horária |
Didática | 45h |
Introdução à Linguística | 45h |
Leitura na Escola: Formando o Leitor Literário | 45h |
Língua Brasileira de Sinais – Libras | 45h |
Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa | 45h |
Didática
Conceito de didática e sua relação com a prática pedagógica. Relações entre a sociedade, a escola e a didática. Tendências pedagógicas e suas implicações nos processos de ensino e de aprendizagem. Níveis de planejamento educacional e sua relação com a prática do professor. Relação entre planejamento de ensino e de aula e a avaliação da aprendizagem. Elementos constitutivos do planejamento. O papel do professor na mediação da construção do conhecimento. A práxis do professor na consolidação das aprendizagens: gestão de sala de aula.
Introdução à Linguística
Bases da Linguística. Regularidades na estrutura de uma língua. Uso versus norma. Disciplinas da Linguística. Linguística e ensino de Línguas. Linguística e fonoaudiologia. Linguística e computação.
Leitura na Escola: Formando o Leitor Literário
História da leitura e dos leitores. Panorama da leitura no Brasil. Conceito e função de texto e de leitura. Leitura como produção de sentidos. Leitura e ensino. Leitura e currículo. Gêneros e tipos de textos. Leitura e livro didático. Leitura da literatura. Letramento literário. Elementos e objetos da leitura literária. Modos de ler e práticas de leitura literária na educação básica. Estratégias de compreensão leitora. Leitura e mediação. Papel do professor-mediador de leitura. Análise e seleção de textos literários infantojuvenis. Práticas de leitura mediada. Leitura e novas tecnologias.
Língua Brasileira de Sinais – Libras
Aspectos conceituais da surdez e das línguas de sinais. Políticas educacionais para surdos: aspectos históricos e legais. Sobre as línguas de sinais e os artefatos culturais da comunidade surda. Aspectos linguísticos da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Comunicação básica em Libras. Educação bilíngue para surdos.
Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa
Diferentes concepções de linguagem. Aquisição da linguagem pela criança. Língua e variação linguística. A Língua Portuguesa na escola. As habilidades de Língua Portuguesa. Gêneros textuais e sequências didáticas para o ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa.