R$ 2950,00 em até 12x sem juros
O curso de Educação Inclusiva é projetado para proporcionar uma compreensão abrangente dos princípios, práticas e desafios associados à educação especial e inclusiva. Através de disciplinas que abordam desde os fundamentos históricos até as aplicações práticas de neurociência e neuropsicopedagogia no processo de aprendizagem, o curso visa equipar os participantes com conhecimentos teóricos e práticos essenciais para promover uma educação inclusiva e eficaz.
R$ 2950,00 em até 12x sem juros
Você faz seu curso online em qualquer horário e em qualquer lugar.
Você tem acesso ao relatório de aproveitamento dos cursos contratados e pode acompanhar o seu rendimento direto no painel de controle.
180h + Avaliação de certificação
O curso é destinado a:
O objetivo do curso é formar profissionais capacitados para atuar na educação inclusiva, proporcionando-lhes as habilidades necessárias para identificar e superar barreiras de aprendizagem e promover a inclusão efetiva de alunos com diferentes necessidades educacionais. O curso visa:
Educação Inclusiva | |
Disciplinas | Carga Horária |
Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva | 45h |
Neurociência e Aprendizagem | 45h |
A Neuropsicopedagogia e o Processo de Aprendizagem | 45h |
Fundamentos da Educação Especial | 45h |
Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva
Fundamentos históricos da educação especial e inclusiva; princípios e fundamentos. Abrangência e pressupostos legais da educação inclusiva. A Educação especial e inclusiva no Brasil. O papel social da educação inclusiva. Organização do trabalho pedagógico voltado à inclusão. Dificuldades e transtornos de aprendizagem. Caracterização da pessoa com deficiência.
Neurociência e Aprendizagem
Conceitos de neurociência. Evolução histórica da neurociência. Objeto de estudo da neurociência. Métodos em neurociência. Desenvolvimento do encéfalo humano. Neurônios, células da glia. Bases biofísicas e neuroquímicas do cérebro: sinapses, neurotransmissores e o potencial de ação. O córtex cerebral e a substância branca, hemisférios e áreas corticais. Atenção, memória, funções executivas, linguagem, criatividade. Processamento cerebral durante a leitura e cálculo matemático. Neuroplasticidade. Neurônios-espelhos. A inteligência e o cérebro. Socialização e funções cerebrais. Aplicações e perspectivas da neurociência ao ensino: práticas pedagógicas.
A Neuropsicopedagogia e o Processo de Aprendizagem
Conhecimento da neuropsicopedagogia aplicado à compreensão da aprendizagem e seus transtornos associados. Conceito e história da neuropsicopedagogia. Desenvolvimento da neuropsicopedagogia no Brasil. Objeto de estudo e áreas de atuação da neuropsicopedagogia. Ética e postura profissional. Diferentes autores e abordagens teóricas. Compreensão do processo cognitivo do homem desde os anos inicias, e principalmente as implicações na aprendizagem.
Fundamentos da Educação Especial
Fundamentos históricos da educação especial e inclusiva; princípios e fundamentos. Abrangência e pressupostos legais da educação inclusiva. A Educação especial e inclusiva no Brasil. O papel social da educação inclusiva. Organização do trabalho pedagógico voltado à inclusão. Dificuldades e transtornos de aprendizagem. Caracterização da pessoa com deficiência.