R$ 2950,00 em até 12x sem juros
O curso de Ensino de História é estruturado para fornecer uma formação abrangente e aprofundada sobre as diversas épocas históricas, desde a Antiguidade até a Contemporaneidade, abordando também metodologias de ensino e inclusão. Com disciplinas que abrangem a didática, a história antiga, medieval, contemporânea e da América, além de Língua Brasileira de Sinais (Libras), o curso visa preparar os educadores para ensinar história de forma crítica e inclusiva, promovendo uma compreensão ampla e integrada dos processos históricos e suas implicações na sociedade atual.
R$ 2950,00 em até 12x sem juros
Você faz seu curso online em qualquer horário e em qualquer lugar.
Você tem acesso ao relatório de aproveitamento dos cursos contratados e pode acompanhar o seu rendimento direto no painel de controle.
270 + Avaliação de certificação
O curso é destinado a:
O objetivo do curso é formar professores de história capazes de aplicar métodos pedagógicos eficazes e inclusivos, promovendo uma compreensão crítica dos eventos históricos e suas inter-relações. Especificamente, o curso pretende:
Ensino de História | |
Disciplinas | Carga Horária |
Didática | 45h |
História antiga | 45h |
História Contemporânea | 45h |
História da América Independente e Contemporânea | 45h |
História Medieval | 45h |
Língua Brasileira de Sinais – Libras | 45h |
Didática
Conceito de didática e sua relação com a prática pedagógica. Relações entre a sociedade, a escola e a didática. Tendências pedagógicas e suas implicações nos processos de ensino e de aprendizagem. Níveis de planejamento educacional e sua relação com a prática do professor. Relação entre planejamento de ensino e de aula e a avaliação da aprendizagem. Elementos constitutivos do planejamento. O papel do professor na mediação da construção do conhecimento. A práxis do professor na consolidação das aprendizagens: gestão de sala de aula.
História antiga
A constituição do conhecimento histórico acerca da Antiguidade Oriental e Clássica. Fontes primárias e produção historiográfica sobre a Antiguidade: problemas e desafios. Aspectos culturais das sociedades do Oriente Próximo, Grécia e Roma.
História Contemporânea
Estudos e revisão historiográfica sobre sociedades contemporâneas a partir dos desdobramentos da Revolução Francesa e do fim do século XVIII. Análise da constituição da história entre os séculos XIX-XXI em relação a seus aspectos culturais, econômicos, políticos e sociais. Análise do debate historiográfico sobre continuidades e transformações observadas nesses temas, em contrapartida ao destaque das novas sociabilidades e sensibilidades durante a formação das sociedades contemporâneas observadas nos séculos XIX, XX e XXI, na Europa e além desta. Compreensão de discursos, representações e imagens homogeneizantes da própria história. Problematizar o uso de fontes, o debate de temporalidades, de sentidos e vivências múltiplas na contemporaneidade com base em relações com a Base Nacional Curricular Comum e as novas práticas de trabalho com o Ensino Médio.
História da América Independente e Contemporânea
Aspectos historiográficos que envolvem os conceitos de independência e colonização. Análise da crise do Antigo Regime e do sistema colonial. O Processo de Independência das colônias americanas espanholas. A Independência das colônias inglesas. As colônias do Prata: Argentina, Paraguai e Uruguai. Revoluções na América Latina. Questões metodológicas, conceituais e historiográficas om ênfase na história política e história cultural da América Latina Contemporânea. Debate sobre as possibilidades e limites da história do “tempo presente”, tendo como foco a América Latina entre o final do séc. XX e início do séc. XXI.
História Medieval
Introdução ao estudo da história medieval (conceito, cronologia, fontes e historiografia). Abordagens teóricas sobre os processos históricos constitutivos e característicos da sociedade feudal. As migrações e a nova organização do Ocidente. Organização do Império Carolíngio. Estrutura, dinâmica e desagregação do feudalismo. O Império Bizantino, o Mundo Árabe e a expansão muçulmana. Análise das diferentes fases que marcaram o desenvolvimento histórico das estruturas da Idade Média, desde o seu período formativo.
Língua Brasileira de Sinais – Libras
Aspectos conceituais da surdez e das línguas de sinais. Políticas educacionais para surdos: aspectos históricos e legais. Sobre as línguas de sinais e os artefatos culturais da comunidade surda. Aspectos linguísticos da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Comunicação básica em Libras. Educação bilíngue para surdos.